Apresento-vos uma bicicleta da marca Java Cycles, que pertenceu à empresa SIBAL (Sociedade Importadora de Bicicletas de Alcobaça Lda.). Trata-se de um quadro da marca Vilar, de criança, roda 18. Quando foi adquirida, encontrava-se num estado de alguma degradação quer nos acessórios, quer na pintura. Procurei, como sempre, respeitar a originalidade das peças, procurando sempre que possível, substituir por peças iguais ou de época. Antes de prosseguir com detalhes do restauro, deixo-vos imagens de como se encontrava a bicicleta:

Um dos acessórios que pretendia manter, era o selim. O mesmo, tinha a napa a precisar de algum cuidado, e  foi refeita, respeitando o desenho original. A chapa identificativa da marca Vilar, foi apenas limpa e reutilizada. A estrutura foi polida e dado um conversor de ferrugem preto, de modo a prevenir eventuais ferrugens futuras. A noz original não pôde ser utilizada e acabei por recorrer a outro selim igual como demonstro abaixo:

Quanto aos pedais, (in)felizmente os originais acabaram por ir para o restauro de uma Ucal Roda 16, que também aqui já vos mostrei e descrevi. De qualquer das formas consegui encontrar uns de época assim como a pedaleira igual. Deixo-vos um vídeo do antes e do depois.

Sempre na perspectiva de recuperar ao invés de comprar novo, dei um novo ar aos aros e cubos, como demonstro também nos vídeos que a seguir demonstro.

Por último mostro-vos as imagens do quadro após a pintura e restauro finalizado.