Restaurar uma bicicleta

Em que consiste o restauro de uma bicicleta?


Em que consiste o restauro de uma bicicleta?

Em primeiro lugar, deve procurar-se identificar marcas visíveis no quadro da bicicleta. ATENÇÃO Existem quadros que têm números de série que apenas são visíveis a contra-luz. Outras marcas como brasões, autocolantes ou inscrições (letras, números e palavras cunhadas), que nos ajudam a contextualizar cronologicamente o objecto na linha do tempo.

Em segundo lugar, antes de qualquer desmontagem, tirar o maior número de fotografias possível. Não só ao quadro, mas a todos os componentes. Procurar nos mesmos, inscrições/nomes, que, tal como no quadro, ajudam a contextualizar os mesmos. que considerem úteis para o restauro.

Após estes dois pontos, acrescento na lista abaixo, quatro passos para o correcto restauro de uma bicicleta:

  1. Identificação e registo de marcas na bicicleta;
  2. Fotografar a bicicleta;
  3. Desmontagem e organização por secções;
  4. Restauro;
  5. Montagem;
  6. Fotografar a bicicleta após o restauro


Fotografar a bicicleta


Após a identificação feita, devemos proceder ao registo  fotográfico da mesma. Serve dois propósitos: primeiro, saber como estava montada. Segundo, é sempre interessante comparar o antes e o depois. Devemos começar pelo todo. Fotografar a bicicleta do lado direito e lado esquerdo. Depois a traseira e a dianteira. Por cima e por baixo. De seguida, começar a fotografar por secções.

1. Travões: os travões são compostos pelas manetes e pelas maxilas. Pelo que deve-se fotografar em par, ou seja, a manete direita e a maxila direita, e assim sucessivamente. Tirar notas, se possível, da posição das mesmas, medidas, etc., que, apesar de tudo, a fotografia, não transmite.

2. Avanço e guiador: a posição do guiador pode variar consoante o utilizador, pelo que aqui a anotação pode não fazer sentido. Fotografar de todos os ângulos possíveis. Em alguns casos, não se deve retirar a roda dianteira antes de separar o guiador da forqueta.

3. Selim e tubo do selim: medidas varia consoante utilizador.

4. Suportes.

5. Selector de mudanças e desviadores:  no caso dos desviadores traseiros, fotografar muito a zona das molas e suas posições.

6. Conjunto pedaleiro, caixa e eixo pedaleiro.

7. Rodas, aros e guarda-lamas: no caso das rodas, fotografar bem os cubos e toda a sua estrutura em termos de porcas e contra-porcas.

8. Caixa de direcção: esta encontra-se no tubo frontal, que faz a ligação da forqueta ao quadro e guiador.